Notícias

30 de Outubro de 2017 às 12:46

Abertura do 8º Congresso dos Bancários reforça luta por direitos e contra o projeto de desmonte

Foi aberto na sexta-feira (27) o 8º Congresso dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região-MS. O Congresso está previsto no estatuto da entidade conforme prevê o Art. 46 item II e foi realizado na Coordenadoria Regional de Educação da Grande Dourados na sexta-feira e no sábado (28), onde reuniu delegados e delegadas da base sindical de Dourados, os quais discutiram e analisaram temas que estão relacionados as transformações no mundo do trabalho e da categoria bancária que estão em curso na política, economia e na relação do trabalho e as novas tecnologias, e serviu ainda para definir o plano de lutas para o próximo período.

O congresso teve início com uma análise da conjuntura atual e os representantes dos trabalhadores foram unânimes em afirmar que é preciso disputar as ruas e ganhar o apoio da sociedade na luta contra os retrocessos que assombram não só o Brasil, mas diversos países. 

O presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados disse que foi feito uma avaliação no contexto das reformas trabalhistas e principalmente da possibilidade das privatizações de muitas empresas, entre elas Caixa Econômica e Banco do Brasil e temos uma conjuntura adversa e que nos faz chamar os trabalhadores a se unir em torno da luta contra esse retrocesso.

Durante a abertura, estiveram presentes vários representantes sindicais e sociais bem como como do vereador e ex-bancario Elias Yshy, do Deputado Estadual e atual membro da diretoria do Sindicato, João Grandão, além dos ex-bancarios e representes federais, deputado Zeca do PT e Vander Loubert.

 Vamos contagiar as ruas para a luta

O presidente da CUT-MS, Genilson Duarte, enalteceu a presença dos representantes sindicais e disse que não podemos nos ausentar das lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores e que os bancários devem contagiar outros trabalhadores para a luta, só assim vamos contagiar as ruas e uma das propostas da Central é a coleta de assinaturas para anular a Reforma Trabalhistas.

Defesa dos bancos públicos

Cleiton Ferreira, presidente da FETEC-CUT/CN, lembrou do ataque que os trabalhadores das empresas públicas vem sofrendo com o governo Temer e não podemos aceitar os ataques contra os bancos públicos e empresas públicas. Esta conjuntura precisa ser fortalecida com adefesa não só dos bancários, mas de toda a sociedade em prol do bancos públicos e direitos. As nossas entidades estão se preparando cada vez mais para o combate.

Esse Congresso é muito importante e temos que deixar claro para os bancários que a categoria não está fora das reformas, a expectativa hoje é morrer sem aposentadoria. Mas o governo Temer está com receio da reforma da previdência não passar, então estão criando um clima de polarização na população. Nossa tarefa é ir para os locais de trabalho e fazer o debate.

Homenagem a ex-diretores

Durante a abertura do Congresso, foi feita uma homenagem aos ex-diretores do Sindicato dos Bancários de Dourados, dirigentes que ajudaram a construir a história do movimento sindical da cidade e do estado.

Foram homenageados com uma Menção Honrosa, Elias Yshy de Mattos, Elairton Paulo Gehlen, Leonice Francisco Mariano, Leonardo Freitas Nunes, Roberto Martines Gonçalves, Ramona Lima Lubas Arguelho e João Alfeu Simioni.

Escolhido para falar em nome dos homenageados, Elairton Paulo exaltou o trabalho sindical dos bancários na cidade e disse que embora não façam mais parte da categoria por terem sido desligado da instituição financeira a qual pertenciam, o trabalho não cessa, porque a luta pela classe é algo que está no sangue e na alma de cada um dos que atuam, dos que aturam e daqueles que construíram o Sindicato dos Bancários de Dourados.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884