Mulher

8 de Março de 2024 às 16:24

Dia Internacional da Mulher, Parabéns Bancárias!

O dia é de celebração, mas também de reflexão para a luta que ainda se faz necessária para que as mulheres continuem avançando nas conquistas por uma vida justa, digna e igualitária

No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira, 08 de março, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS, visitou todas as agências bancárias de Dourados e dos outros 12 municípios que compõe a base sindical da entidade para parabenizar as bancárias e demais trabalhadoras do ramo financeiro pela passagem do dia e, para marcar a data, também as presenteou com um brinde a cada uma delas.

Clique aqui e confira algumas das imagens captadas nas agências bancárias

“A homenagem deste ano, mais uma vez, foi pensada e organizada pela diretoria do sindicato com a coordenação da diretora Ivanilde Fidelis, a Fifi, em conjunto com as diretoras, Adriana Rodrigues, Juliana Junqueira, Marcia Regina, Priscila Forni, Roselene Silva e Dulcineia Duarte, as quais parabenizamos e em nome delas, estendemos os parabéns a todas as trabalhadoras do ramo financeiro, em especial às bancárias, pela passagem do dia,” disse Carlos Longo, presidente do sindicato em nome de toda a diretoria.

Ainda há muito a conquistar

A diretora Ivanilde Fidelis, chama a atenção de que, “os avanços têm sido animadores, mas ainda há muito a conquistar por uma vida digna, justa e igualitária para as mulheres, cujo dia internacional transcorre hoje. A diferença salarial ainda é considerável e a discriminação e violência continuam assustando, enquanto o feminicídio segue produzindo vítimas fatais em todo Brasil.”

“O dia é de celebração, mas também de reflexão para a luta que ainda se faz necessária para que as mulheres continuem avançando nas conquistas por uma vida justa, digna e igualitária.” Destaca Fifi.

Bancos discriminam as bancárias

As mulheres são discriminadas no sistema financeiro. O preconceito está em tudo. Embora mais escolarizadas do que os homens, as bancárias ganham, em média, 22% a menos do que os trabalhadores do sexo masculino. A diferença cresce com a ascensão profissional e o aumento do tempo de estudo.

Tem mais. O Dieese (Departamento de Estatística e Estudos Socioeconômicos) revela que os bancos contratam mais homens. Em 2022 foram abertas 3.933 vagas para profissionais do sexo masculino e eliminadas 1.106 vagas entre as mulheres.

Assim como os demais setores da economia, as trabalhadoras do sistema financeiro também enfrentam muitas barreiras para conseguir ascensão profissional. Apenas 33% dos cargos do alto escalão em bancos e fintechs são ocupados por mulheres, aponta dados da Fesa Group.

O movimento sindical cobra mudança de postura há muitos anos. Algumas conquistas foram obtidas, como a instalação de uma mesa permanente sobre igualdade de oportunidades. Mas, o caminho ainda é longo.

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884