Banco Santander

24 de Janeiro de 2022 às 09:46

Sindicato na luta por respeito aos bancários do Santander

Em Dourados não teve trabalho no sábado (22) nas agências do Santander    

Mais uma vez o Santander tentou passar por cima dos direitos dos bancários, com a imposição do trabalho no sábado. A iniciativa, tomada sem negociação com o movimento sindical, fere a lei que estabelece a jornada da categoria de segunda à sexta-feira, 6 horas por dia.

Não é só isso. O banco não pretendia pagar hora extra para quem trabalhasse fora do expediente normal. Um tremendo desrespeito aos funcionários que ajudam a empresa a elevar o lucro a cada ano. Para se ter ideia, entre janeiro e setembro de 2021, o Santander obteve lucro líquido de R$ 12,467 bilhões.

Reação do Movimento Sindical em todo o país

Na sexta-feira (21) bancários de todo o país promoveram um tuitaço, com a hashtag #SantanderSábadoNão, contra a abertura das unidades no sábado (22) e chamando a atenção da sociedade para o falso argumento de que o banco queria ajudar os clientes na renegociação de dívidas, quando na verdade o Santander tentaria vender mais produtos, como seguros e cartões. Ou seja, na real, as pessoas iriam se endividar ainda mais.

No Sábado (22) o Sindicato dos Bancários de Dourados e Região e os demais sindicatos de todo o país reagiram e realizaram protestos nas agências em várias cidades brasileiras, mostrando a indignação dos trabalhadores frente a mais este descaso do Santander com o Brasil, com seus funcionários e com os brasileiros, ao não respeitar as leis do país que opera e obtém lucros exorbitantes. Isso tudo no momento de agravamento da pandemia.

Em várias cidades o movimento sindical obteve liminares impedindo o banco de impor o trabalho no sábado a seus trabalhadores. Algumas dessas liminares chegaram a ser cassadas, outras se mantiveram. O fato é que com liminar ou sem liminar os sindicatos de todo o país, mais uma vez, mostraram a sua força e organização na defesa da categoria.

O Sindicato dos Bancários de Dourados e Região não recorreu à justiça, preferindo estar presente nas portas das duas agências do Santander de sua base e fazer o banco cumprir a Lei e a CCT da categoria. Em Dourados não teve trabalho no sábado (22) nas agências do Santander.    

Direito

O direito ao descanso dos bancários no fim de semana é garantido pelo artigo 224 da Lei 7.430 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). A legislação estabelece que a "duração normal dos empregados em bancos, casas bancárias e Caixa Econômica Federal será de 6 (seis) horas contínuas nos dias úteis, com exceção dos sábados, perfazendo um total de 30 horas de trabalho por semana".

 



Diretoria

Marcos Mota Medalha
Segundo Secretario
Walter Teruo Ogima
Diretor Financeiro
Laudelino Vieira dos Santos
Diretor de Formação Sindical
Emerson Azambuja Peral
Suplentes
Ronaldo da Silva Costa
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884