Banco Santander

20 de Julho de 2022 às 12:49

Bancários protestam contra decisão unilateral que amplia horário no Santander

Sindicato retardou abertura da agência e realizou reunião com os trabalhadores

Sem nenhuma negociação com o movimento sindical, o Santander informou a rede na semana passada, por meio de comunicado institucional, que todas as agências do Brasil começariam a ter atendimento gerencial das 9h às 17h, a partir desta segunda-feira, 18 de julho.

O Santander há anos vem alterando o horário de atendimento, em uma clara tentativa de burlar a jornada de trabalho dos bancários. Foi o único banco que manteve o atendimento preferencial das 9h às 10h para o grupo de risco para a covid-19, mesmo quando o número de contaminações e mortes em decorrência da pandemia passou a diminuir. Além disso, o banco espanhol tentou também abrir suas agências aos sábados em outros momentos.

Em protesto e cobrando respeito aos trabalhadores, o Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS realizou manifestação na manhã desta quarta-feira (20) no Santander, Agência João Candido Câmara, na região central de Dourados. Com carro de som e faixas os bancários denunciaram aos clientes e usuários o descaso do banco espanhol com o Brasil e com os brasileiros. Além do protesto na frente da agência que teve a sua abertura retardada em uma hora, o sindicato aproveitou a oportunidade para se reunir com os funcionários no interior da agência, discutir o assunto e falar também da campanha nacional dos bancários.

O Diretor do Sindicato e funcionário do Santander, Walter Ogima, lembra que “a contratação de mais funcionários e dois turnos de trabalho sempre foi a reivindicação da categoria e do movimento sindical e que, portanto, se o banco quer ampliar o horário de atendimento a primeira medida seria a contratação de mais funcionários.” Ogima disse ainda que “uma reunião para discutir o tema com o banco é aguardada pelo movimento sindical, mas até que ela aconteça seguiremos protestando e mostrando a sociedade a ganância e as arbitrariedades do Santander.”  

Vale lembrar que muitos bancários não irão receber as horas extras e nem vão conseguir compensá-las, porque as unidades têm um mínimo de funcionários e não tem como repor depois das demissões praticadas pelo Santander durante a pandemia. A menos que contratem mais bancários e implantem os dois turnos de trabalho.

Clique aqui e veja mais imagens da manifestação

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região-MS  



Diretoria

Marcos Mota Medalha
Segundo Secretario
Walter Teruo Ogima
Diretor Financeiro
Laudelino Vieira dos Santos
Diretor de Formação Sindical
Emerson Azambuja Peral
Suplentes
Ronaldo da Silva Costa
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884