Banco Santander

30 de Junho de 2022 às 08:45

Após pressão, Santander começa a cumprir reintegrações

Na maioria dos processos, os trabalhadores tinham estabilidade por doença ocupacional no momento da demissão

Após meses de luta do movimento sindical, o Santander começa a cumprir as decisões judiciais de reintegração dos trabalhadores demitidos. Foram movidas diversas ações que possuíam liminar favorável aos funcionários, inclusive com multa diária pelo descumprimento, mas que o banco não cumpriu.

Na maioria dos processos, os trabalhadores tinham estabilidade por doença ocupacional no momento da demissão. Em outros, a espera para voltar ao trabalho já passava de dois anos. Mas, o Santander adotou uma postura intransigente, desafiando a Justiça brasileira.

O descumprimento do Santander foi objeto de pronunciamento da deputada federal Alice Portugal, nesta quarta-feira (28/06), no plenário da Câmara dos Deputados. "Faço meu protesto em nome dos bancários. Gostaria de citar um caso na Bahia de uma funcionária grávida e sem plano de saúde que o banco não cumpriu decisão judicial de reintegração. Esse caso se junta a outros no Estado e no Brasil, a maioria de maneira desafiadora à Justiça".

Clique AQUI para conferir o pronunciamento completo.

O Sindicato dos Bancários da Bahia e a Feeb (Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe) realizaram diversas reuniões com advogados sobre o assunto, emitiu moção de repúdio na Conferência Interestadual da Bahia e Sergipe, no Encontro dos Funcionários do Santander e na Conferência Nacional dos Bancários. Inclusive, a nota foi enviada à sede do banco na Espanha, tornando a denúncia internacional sobre o desrespeito que acontece no Brasil.

Com as reintegrações, os trabalhadores esperam que seja mantido o respeito sobre as decisões judiciais. O Sindicato acompanha os casos e segue na luta para que o direito da categoria seja garantido e que nenhuma ação arbitrária prevaleça.

Fonte: Seeb-Bahia



Diretoria

Marcos Mota Medalha
Segundo Secretario
Walter Teruo Ogima
Diretor Financeiro
Laudelino Vieira dos Santos
Diretor de Formação Sindical
Emerson Azambuja Peral
Suplentes
Ronaldo da Silva Costa
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884