Banco do Brasil

7 de Outubro de 2020 às 09:23

BB e BNDES financiam o desmatamento

Dois bancos públicos são os maiores responsáveis por financiamentos de empresas que são ligadas ao desmatamento. Banco do Brasil e BNDES direcionam bilhões de dólares, através de empréstimos ou investimentos para diversos setores industriais, como o de carne bovina e empresas de commodities, que é a maior responsável pela derrubada de florestas no Brasil.

Segundo o estudo realizado pela coalizão internacional Florestas e Finanças, somente o BB financiou US$ 30 bilhões entre 2016 e 2020, se estabelecendo como o maior investidor do desmatamento. Já o BNDES destinou a área que acaba com o bioma brasileiro US$ 3,8 bilhões, em valores de abril de 2020. Ambos os bancos repassaram mais da metade do montante ao setor de carne bovina, seguido pela indústria de papel e celulose.

Apesar de vários compromissos realizados com as indústrias, o desmatamento quase dobrou nos últimos 10 anos no mundo. Em 2019, atingiu 11,9 milhões de hectares, para produção de commodities como carne, dendê, celulose, borracha, soja e madeira. No Brasil, enquanto o Ministério do Meio Ambiente nada faz para reduzir os números alarmantes, o país bate recorde de desmatamento, incluindo a região do Pantanal, destruído por focos de incêndio criminoso.



Diretoria

Carlos Alberto Longo
Presidente
Christian Luiz Pereira
Diretor Regional
Alcindo Machado Franco
Titular
Francisco Martins de Souza
Titular
Marcos Pereira Araújo
Titular
Roselene Silva O. Silvério
Suplente
Priscila Forni Donzelli Bonadio Lopes
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884