Banco do Brasil

19 de Fevereiro de 2021 às 14:37

Bancários de Dourados e Campo Grande conseguem apoio de deputados federais contra desmonte do BB

Os dirigentes sindicais visitaram os Deputados Federais Dagoberto Nogueira (PDT) e Vander Loubert (PT)

Nesta quinta-feira (18), os Sindicatos dos Bancários de Dourados e Região e de Campo Grande e Região, que juntos representam bancários de 40 municípios do Mato Grosso do Sul, estiveram reunidos na capital do Estado com os Deputados federais Dagoberto Nogueira (PDT-MS) na parte da manhã, e com Vander Loubet (PT-MS) na parte da tarde, buscando apoio na luta contra a reestruturação do Banco do Brasil.

No mesmo dia em que o movimento sindical conseguiu importante vitória via judicial, através de liminar obtida pela Contraf-CUT que impede o Banco do Brasil de extinguir função de caixa na instituição (Clique aqui e veja), os dirigentes dos sindicatos de Dourados e de Campo Grande visitaram os parlamentares, Dagoberto Nogueira e Vander Loubet, para alertar os prejuízos da reestruturação, anunciada pelo banco no dia 11 de janeiro, como demissões, extinção de cargos e fechamento de agências.

Participaram das reuniões com os parlamentares, o presidente em exercício do Sindicato de Dourados, Raul Verão, e os diretores Joacir Rodrigues de Oliveira e João Batista dos Santos, o João Grandão, a presidente do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, e os diretores Orlando de Almeida Filho e Luciana Rodrigues.

Para o presidente em exercício do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, Raul Verão, “defender os bancos públicos é defender o patrimônio nacional, é defender a sociedade brasileira”.

“Neste momento em que os ataques têm vindo de todos os lados, já que além de lutarmos contra o desmonte do banco que visam o seu sucateamento para que seja entregue ao capital privado, um deputado do PSDB de São Paulo apresentou PL para incluir o Banco do Brasil no pacote de privatizações do governo, mais do que nunca precisamos unir nossas forças, movimento sindical e funcionários para barrar todos esses ataques contra os trabalhadores e a sociedade em geral”. Finalizou Raul Verão.    

Clique aqui e veja: Deputado quer incluir BB no pacote de privatizações do governo

Os representantes da categoria pediram o apoio dos parlamentares nessa luta dos bancários do BB, contra a reestruturação do banco, e eles se comprometeram a estar ao lado dos trabalhadores mais uma vez.

A reestruturação representa ainda uma tentativa de enfraquecer o banco, por isso, os dirigentes sindicais também reforçaram a importância do Banco do Brasil como instituição pública. A primeira visita foi realizada ao deputado federal Dagoberto Nogueira.

“Pode ter certeza absoluta que nós vamos estar lutando contra essa reestruturação porque nós sabemos da importância que tem o Banco do Brasil nessa questão social. Todos nós precisamos do banco, e tem que ser esse banco que sempre foi em favor do pequeno produtor, do grande produtor, da produção nacional”, enfatizou o parlamentar.

Clique aqui e assista ao vídeo do Deputado Dagoberto Nogueira empenhando seu apoio

O deputado federal Vander Loubet também recebeu os dirigentes sindicais de Dourados e Campo Grande.

“Nós temos compromisso com essa agenda e temos compromisso com os bancos públicos. Sabemos o papel do Banco do Brasil e da Caixa Econômica, a importância que têm para os municípios do nosso Estado e do nosso país. São bancos de fomento, e que ajudam o agronegócio, a agricultura familiar, os servidores públicos, porque são eles que estão lá na ponta dos municípios mais pequenos. E nós temos esse compromisso de manter o banco público forte para fomentar o desenvolvimento e o crescimento desse país. Então, por isso, podem contar com meu apoio e também com a nossa articulação, com nossa experiência em Brasília, ajudando contra esse desmonte do banco público”, comentou o deputado Vander Loubet.

Clique aqui e assista ao vídeo do Deputado Vander Loubet empenhando seu apoio

O plano de reestruturação do banco prevê a demissão de 5 mil bancários em todo o país, além da extinção da função de caixa e o fechamento de 112 agências, de 242 postos de atendimento e sete escritórios.

Sindicatos buscam apoio de outros parlamentares do Estado

Os dirigentes sindicais de Dourados e Campo Grande estão agendando novos encontros com outros representantes do Estado na Câmara Federal e também no Senado para pedirem apoio e cobrarem um posicionamento em defesa dos bancos públicos e contra a reestruturação no Banco do Brasil.

Abaixo imagens das duas reuniões com os parlamentares:

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região-MS



Diretoria

Carlos Alberto Longo
Presidente
Christian Luiz Pereira
Diretor Regional
Alcindo Machado Franco
Titular
Francisco Martins de Souza
Titular
Marcos Pereira Araújo
Titular
Roselene Silva O. Silvério
Suplente
Priscila Forni Donzelli Bonadio Lopes
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884